sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Manguezais e alterações do clima

Bom dia pessoal!

Nesta semana vocês poderão conferir reportagem e artigos sobre os impactos da mudança climática na área de ocorrência e sobre as espécies deste ecossistema.

"Ao longo dos estuários, baías, lagoas e braços de mar, árvores enfrentam condições pouco favoráveis e se debruçam sobre a água salobra. Às vezes representado por uma vegetação atarracada que forma uma franja verde, outras pelo emaranhado de raízes que funcionam como muletas em arco para manter árvores bastante altas de pé na lama movediça, o manguezal é berçário para uma grande variedade de animais marinhos e ajuda a proteger a costa dos ventos e das ondas do mar. Em tempos de aquecimento global, a capacidade de absorver carbono da atmosfera e estocá-lo acrescentou mais uma etiqueta de preço ao valor desse ecossistema costeiro que no Brasil existe ao longo de quase todo o litoral, da região Norte ao sul de Santa Catarina. E que agora reage ao aumento do nível do mar resultante das mudanças climáticas, como vem mostrando o grupo do oceanógrafo Mário Soares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)." 

Uma das observações mais marcantes nesses 16 anos é que a floresta vem avançando continente adentro sobre uma área plana com ares de deserto. É a planície hipersalina, uma feição do manguezal também conhecida como apicum, cujo solo é de duas a quatro vezes mais salgado do que a lama do manguezal. Algumas vezes por mês, nas marés mais altas, o mar invade essa área e não escoa completamente. A água evapora e deixa o sal no solo, que se torna inóspito até para as espécies de mangue. Mesmo assim, com o aumento do nível do mar a inundação dessa área se torna cada vez mais frequente e aos poucos essas plantas se instalam por ali. “A floresta avançou quase 80 metros desde 1998”, conta Soares.

Para saber mais, acessem os links disponíveis na barra lateral do blog.

Aproveitamos para lembrar que ainda há vagas disponíveis para as novas edições dos cursos de extensão da Brasil Bioma. Corra e garanta já a sua vaga!

Para entrar em contato, enviem um email para brasilbioma@gmail.com ou via nosso Facebook (Brasil Bioma).

Boa leitura!

Abraços,

Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Brasil Bioma Estudos Ambientais Ltda ME
São Paulo - SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário